Ganhe produtividade, economia e segurança em sua empresa com automação de ambientes

Ganhe produtividade, economia e segurança em sua empresa com automação de ambientes

Tempo de leitura: 4 minutos

A automação residencial já é utilizada há tempos, desde o acionamento de portões eletrônicos até a programação para ligamento e desligamento de luzes. São processos como esses que exercem tarefas maçantes e repetitivas, deixando o morador livre para investir tempo e energia no que realmente importa.

No meio empresarial não é diferente. No entanto, os objetivos são outros, pois em nossos negócios temos foco em produtividade, eficiência e resultados.

Assim, a automação de ambientes é ainda mais vantajosa nas empresas.

Photo by Austin Distel on Unsplash

Mais Produtividade

Esse é, provavelmente, um dos fatores que mais atrai as empresas que procuram a automação de seus ambientes de trabalho. Afinal, já é comprovado por diversos estudos que alguns aspectos influenciam diretamente no rendimento da empresa. Como exemplo, podemos citar:

Temperatura

Um estudo realizado pela Cornell University mostrou a relação estreita entre a temperatura do ambiente de trabalho e o desempenho dos funcionários. O levantamento mostrou, por exemplo, que a 25ºC, os funcionários digitam 100% do tempo, com taxa de erro de digitação próxima dos 10%. Já com a ambiência a 20ºC, o tempo digitando foi reduzido para 57% e os erros dispararam para 25%. Diferença expressiva, não?

Não deixe seus funcionários com frio ou doentes e acabe com as disputas pelo controle do ar condicionado

Hoje em dia, com um investimento mínimo e instalação descomplicada, é possível regular a temperatura do seu escritório, eliminar as brigas pelo controle do ar condicionado ou do termostato e garantir que sua equipe vai estar nas melhores condições para o trabalho.

Iluminação

Segundo esse artigo da Beecorp, empresa especializada em bem-estar corporativo, a incidência luminosa durante o período de trabalho está diretamente ligada à performance dos trabalhadores. Isso porque tem ação direta em fatores como concentração, percepção, velocidade de leitura, entre outros.

Aproveitar a luz natural é bastante benéfico nesse sentido e um bom projeto de arquitetura pode fazer milagres. No entanto, no final da tarde ou em dias mais nublados temos que contar com a iluminação artificial para não prejudicar o desempenho da equipe e é muito frequente esquecermos de ligar as luzes (e de desligar também) o que acaba podando a nossa produtividade.

Dessa forma, podemos perceber que contar com um sistema automatizado de iluminação e temperatura é extremamente importante tanto para o bem-estar do funcionário quanto para a produtividade da empresa.

Economia

Muito se engana quem pensa que a automatização dos ambientes gera um custo alto para a empresa. O processo pode ser utilizado, inclusive, como uma estratégia para se alcançar mais economia. De acordo com uma matéria publicada pelo portal Terra, um sistema eficiente de automatização pode reduzir cerca de 10% do consumo de energia de um imóvel; já foi registrada uma economia de até a 35%.

A publicação diz respeito à automação residencial, mas os resultados são semelhantes à automação de ambientes comerciais e demais empreendimentos empresariais. Imagine só uma empresa em que o valor da conta de luz gire em torno de R$3.000. Com a automação de seus ambientes, é possível que essa despesa mensal reduza para menos de 2 mil, o que pode representar um grande alívio ao seu setor financeiro.

Ainda neste tópico, não podemos deixar de destacar os fatores sustentabilidade e economia. Afinal, por meio do gerenciamento do consumo de energia da empresa, desperdícios são evitados e a energia é utilizada de maneira inteligente. Assim, não só o seu caixa é beneficiado, mas também o meio ambiente. Sua equipe vai sentir mais orgulho de trabalhar em uma empresa com consciência ambiental!

Segurança

A automação vai muito além da iluminação e da regulação da temperatura automáticas. Uma ambiência automatizada também é um excelente investimento para a segurança da empresa e todos que nela trabalham. Por meio de sistemas integrados de automação, é possível ter acesso, em tempo real, dos ambientes de trabalho. Assim, o trabalho de vigilância e controle de acesso de pessoas é facilitado e, consequentemente, otimizado.

Sensores de incêndio automatizados, ao perceberem sinais de fogo, enviam avisos a esses sistemas inteligentes, que podem rapidamente notificar o responsável ou até mesmo acionar brigadas de incêndio. A mesma lógica pode ser aplicada na automatização de sensores de vazamento de gás, dispositivos aferidores da qualidade do ar, entre outros aparelhos. Ou seja, a automação da sua empresa também é um investimento na segurança e na qualidade de vida de funcionários, clientes, fornecedores e todos que por ali passam.

Conclusão

De forma resumida, a automação de ambientes não existe somente para facilitar a vida e deixar o dia a dia mais prático, ela também pode se refletir em resultados expressivos na saúde, bem-estar e produtividade dos colaboradores, na segurança geral, sustentabilidade e até mesmo na economia.

Com um pequeno investimento em automação é possível modernizar o seu escritório e ganhar mais produtividade, economia e segurança.

Não espere para automatizar e modernizar o seu negócio! Preencha o formulário e entraremos em contato com você:

[mc4wp_form id=”14″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *