Batalha dos assistentes virtuais: Alexa, Siri, Google Assistant, Cortana e Bixby

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Apple, Amazon, Google, Microsoft e Samsung querem seus dados e o mercado de voz

As assistentes virtuais ou assistentes de voz se tornaram o grande hit do momento e a crescente concorrência nesse setor fez com que os fabricantes investissem em muitas melhorias.


Um assistente virtual, também conhecido como assistente pessoal inteligente, é um agente de software que em geral é executado na nuvem e que pode realizar algumas tarefas recebidas por comando de voz. Esse comando é recebido através de aparelhos específicos com microfone e caixa de som integrados ou dos celulares e tablets.

A gente pede pra Alexa apagar as luzes de casa, desligar a TV, tocar música e comprar mais canetas e ela faz isso pra gente! A Siri toca as músicas no carro e faz as gente chegar nos lugares também.

— Minha filha, Ana Laura, 6 anos

Tecnologia

A tecnologia por trás disso é complexa: aos comandos são aplicados algoritmos de reconhecimento de voz e padrão e de inteligência artificial que leva em consideração fatores como a geolocalização do usuário, hábitos de uso e consumo, dados pessoais e outras informações para atender da melhor forma os pedidos dos usuários.

Isso permite que os assistentes estejam sempre melhorando o reconhecimento dos comandos e sua atuação, aprendendo com os resultados e a grande massa de dados gerada. Por isso não é a toa que as grandes empresas de tecnologia apostaram nesse mercado. Todos querem surfar a onda e conseguir a maior quantidade de informações possível sobre os usuários.

Neste confronto, listamos as 5 assistentes mais populares no mercado: Google Assistant, Siri, Bixby, Amazon Alexa e Cortana. Qual será a melhor?

Todos os cinco assistentes têm muita coisa em comum, no geral as funcionalidades são muito parecidas. É importante ressaltar que cada assistente funciona melhor em seu próprio ecossistema, ou seja, o Google Assistant funciona melhor com celulares Android e a Siri com dispositivos da Apple. Por isso, ao escolher um assistente, você acaba limitando os aplicativos e dispositivos compatíveis e funcionalidades.

Qual é o melhor assistente virtual no mercado?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida. A resposta vai do uso de cada usuário. Uma pessoa acostumada ao sistema iOS pode preferir a Siri só por essa razão, já estar acostumada com as funcionalidades oferecidas nos dispositivos da Apple, enquanto que um consumidor compulsivo pode não querer ficar sem a Alexa.

Vamos ver algumas características de cada um deles!

Assistente do Google

O assistente do Google é muito bom em descobrir o que você precisa, mesmo você pedindo a mesma coisa de maneiras totalmente diferentes, que é uma das desvantagens da maioria dos outros aplicativos de assistente pessoal onde você precisa executar o comando da maneira correta para que a tarefa seja concluída com êxito.

O Assistente do Google acaba sendo a primeira experiência de muitos usuários devido à dominação do Android e se você usa essa plataforma, muito provavelmente já o utiliza, mesmo sem saber.

O problema do Assistente do Google hoje é ter esse foco nos serviços do Google. Assim a compatibilidade com o mundo real e os dispositivos IoT ainda é fraca. Mas em outubro de 2019 o Google lançou uma nova versão do aplicativo Google home, já com o intuito de diminuir essa distância. O dispositivo ainda não chegou oficialmente no Brasil, mas já fala português.

Amazon Alexa

A Alexa é talvez o assistente que mais permite personalização de todos. A instalação e o uso imediato são bem simples e sem mistério, você pode instalar as “habilidades” da Alexa a medida que quiser e isso aumenta enormemente sua funcionalidade.

A Amazon abraçou a comunidade de desenvolvedores e hoje em dia criar uma habilidade nova para a Alexa é muito fácil. A variedade de habilidades é bem grande e a grande maioria funciona muito bem, a seleção vai de acordo com o interesse do usuário.

Além disso a Amazon lançou toda uma linha de dispositivos de uso doméstico chamada Echo para facilitar a interação com a Alexa. O mais famoso deles é o echo dot, uma caixinha de som com 7 microfones de preço super acessível.

Os dots a sensação lá em casa! Nós temos 4 já! Minhas filhas usam para controlar toda a automação residencial (ligar luzes, ar condicionado e outros eletrodomésticos), tocar música pela casa inteira com a fantástica funcionalidade de sincronização, e jogar com a Alexa.

A Amazon tem como foco da sua linha o uso doméstico e por isso temos por exemplo o echo show, que além de fazer tudo o q o dot faz, tem tela e faz chamadas de vídeo com outros echos, celulares e Skype.

O ponto fraco da Alexa é que ela não falava português até pouco tempo atrás e ainda temos poucos dispositivos compatíveis. Isso tem mudado rápido, por exemplo nosso sistema te automação na iotech já é totalmente compatível e a Positivo trouxe pro Brasil a linha chinesa Tuya, q conta com tomadas inteligentes, controle universal e lâmpadas IoT com preços bem acessíveis, para qualquer um poder experimentar a automação em casa.

Siri

A Siri já é bem popular e conhecida por respostas bem divertidas. Ela é a assistente com a inteligência artificial mais avançada e aprende coisas como tocar samba no carnaval, ou responder perguntas em sequência guardando o contexto. A Siri também é a assistente mais bem humorada e a melhor pras crianças.

A Apple tem feito um excelente trabalho para manter a Siri competitiva e claro, ela é a escolha natural para qualquer pessoa com dispositivos Apple. Como todo produto da marca, o grande apelo aqui está no ecossistema e em produtos premium associados.

O Aplicativo Apple Home, para gerenciamento da automação residencial é de muito longe o melhor existente. Por isso fizemos questão de conectar nosso sistema de automação da iotech com a Siri.

A siri é presente nos iPhones, iPads, Macs e Apple TV, e é a assistente que tem a experiência mais consistente entre dispositivos. Em casa eu vejo que ela é a opção de escolha das meninas pra ligar a TV as luzes, direto do controle do Apple TV, do iPad ou do Apple Watch.

Além disso a Siri é opção mais segura e de todas as gigantes de tecnologia a Apple é sempre quem mais parece preocupada com a privacidade dos clientes. O problema aqui é que fazer parte do ecossistema da Apple nem sempre cabe no bolso!

Cortana

A Cortana talvez seja uma das menos populares, mas sua força é estar disponível em qualquer lugar, incluindo iOS, Android e Windows 10. Hoje ela está presente em mais dispositivos do que em qualquer outro assistente pessoal.

A Cortana vem ficando pra trás quando falamos em integração com terceiros e algumas tarefas mais avançadas. Isso é fruto do resultado catastrófico na guerra dos smartphones e do Windows não ter emplacado no seguimento mobile e a Microsoft precisa investir mais pesado para não sair do páreo definitivamente.

Ela é a única opção real para quem usa Windows hoje, e acaba sendo uma opção interessante para uso corportivo por conta disso, mas a Microsoft precisa intensificar muito o jogo para ser uma força motriz nesse espaço.

Bixby

Finalmente, temos o coringa que é a Bixby. Quando executa uma tarefa, ela tem a capacidade de emular toques na tela como uma pessoa real, permitindo que ele interaja com os elementos na tela melhor do que qualquer outro assistente.

É incomparável quando falamos em executar tarefas chatinhas, como girar imagens na sua galeria de fotos, baixar aplicativos ou apagar o histórico do navegador.

O problema da Bixby é disponibilidade. Ela está em apenas alguns dispositivos e requer que seus recursos de automação residencial estejam diretamente ligados a um único hub da Samsung.

Conclusão

Opções não faltam e o cenário ainda está se desenhando nesse mercado. O melhor mesmo é pesquisar muito e entender a sua necessidade, principalmente em relação à compatibilidade com os dispositivos que você já possui.

Para saber mais à respeito, tirar suas dúvidas ou experimentar as assistentes na prática, entre em contato com a gente.

[mc4wp_form id=”14″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *