Startups

Startups

Tempo de leitura: 6 minutos

Startups e fintechs e tantos outros termos são o’que estão em alta hoje. Com o avanço tecnológico e a valorização da informação, a inovação se tornou uma necessidade para empreendedores, principalmente para aqueles que não sabem sequer por onde começar o seu próprio negócio ou não tem capital de giro. A tecnologia trouxe diversas facilidade e com isso surgiram novos modelos de negócios como as startups.

O’Que são startups

A palavra Startup em si, significa “comece”. No mundo dos negócios startups e a designação dada a empresas inovadoras que geram receita de forma rápida devido seu baixo custo e modelo de negócios escalável e replicável. Em geral startups são empresas que acabaram de surgir e ainda estão em fase embrionária porém tem modelo de negócio inovador ou ideias inovadoras e sempre trabalham em um cenário de incertezas pois em geral não se sabe se uma startup tem potencial de mercado 

As startups surgiram durante a década de 90 com a bolha da internet houve uma forte alta das ações de novas empresas de tecnologia da informação e comunicação baseadas na Internet. Essas empresas eram também chamadas “ponto com”. A partir dessa explosão de empresas ponto com surgiu o termo startups, por estar diretamente ligado a tecnologia. 

Modelo de negócios 

Uma startup deve ter um ambiente favorável desde pequena até se tornar uma grande empresa, o sonho de toda startup é se tornar uma grande empresa e a fase de startup é a fase de consolidação dessa empresa. E é com base nessa ideia que uma das principais características das startups é o seu modelo de negócio em geral se trata de um modelo escalável e replicável. 

Pois a partir do modelo escalável e replicável pode se potencializar os resultados seja de pequenas ou grandes empresas. O modelo escalável e replicável como propriamente já diz, permite produção em larga escala sem necessariamente investir mais tempo e dinheiro no processo. Pois as principais características do modelo escalável são 

1- Padronização

2- Replicabilidade

3- automatização

4- Marketing e vendas

5 – Logística 

Explicando melhor essas características, a padronização permite estruturar planos de negócio a partir de produtos e ou serviços padronizados torna-se essencial para o sucesso da empresa. A replicabilidade está diretamente ligado a padronização uma vez padronizado seu produto ou serviço ele se torna replicável, a partir da replicabilidade seu processo pode ser automatizado permitindo maior fluxo e rapidez na produção e saída de bens e serviços, uma vez que o processo de saída de bens e serviços em uma startup se tornou rápida e fluida o marketing entra em ação para desenvolver estratégias que permitam vendas aliadas a uma comunicação que atraia cliente e consumidores de forma rápida, mas de nada adianta grande fluxo de vendas sem uma logística bem arquitetada para atender a demanda. 

A partir desse modelo de negócios o seu baixo custo gera um ambiente favorável para que a startup gera lucro sem necessariamente grandes investimentos. Foi com base nesse modelo de negócios que surgiram startups que hoje fazem sucesso no mercado.

Exemplos Startups de sucesso 

UBER

Uber Technologies Inc. é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.

Segundo o próprio site do Uber, a ideia da empresa surgiu após Travis Kalanick e Garrett Camp terem dificuldades de pegar um táxi, em 2008 na França. Fundada em 2009 e com sede em São Francisco hoje a uber tem o preço de suas ações a U1BE34 (BVMF) R$ 140,10, em 2018 a empresa teve um faturamento de 17,5 bilhões de dólares.

SPOTIFY

Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming mais popular e usado do mundo. Ele é desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo, Suécia. Ele fornece conteúdo protegido de conteúdo provido de restrição de gestão de direitos digitais de gravadoras e empresas de mídia. O Spotify é um serviço freemium; com recursos básicos sendo gratuitos com propagandas ou limitações, enquanto recursos adicionais, como qualidade de transmissão aprimorada e downloads de música, são oferecidos para assinaturas pagas.

O Spotify hoje vai além de uma simples plataforma para se escutar música, aqui é possível interagir com seus amigos, compartilhar playlist e saber o que eles escutam.

Atualmente suas ações custam 149,67 e no quarto trimestre de 2018 seu lucro operacional foi € 94 milhões.

Airbnb

Airbnb é um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem, o app permite aos indivíduos alugar o todo ou parte de sua própria casa, como uma forma de acomodação extra. O site fornece uma plataforma de busca e reservas entre a pessoa que oferece a acomodação e o turista que busca pela locação. Abrange mais de 500 mil anúncios em mais de 35.000 cidades e 192 países.

Fundada em 2008 e com sede em São Francisco na Califórnia o Airbnb vale cerca de 31 bilhões de dólares após mais de dez rodadas de investimentos. O Airbnb chegou a valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares apenas quatro anos depois de sua fundação.

DogHero

DogHero é uma empresa brasileira que opera uma plataforma online que conecta donos de cachorros a pessoas que oferecem serviço de hospedagem ou passeios (dog walker) aos cães. Criada em 2014 pelos empreendedores Eduardo Baer e Fernando Gadotti, a startup atua em três países: Brasil, Argentina e México. A rede de anfitriões é formada por mais de 15.000 pessoas espalhadas por mais de 600 cidades brasileiras, algumas argentinas e a capital mexicana.

Em 2018, a DogHero passou a oferecer também o serviço de passeios (dog walker) em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em ambos serviços, a empresa fica com um percentual do valor pago pelo cliente.
Com sede em São Paulo a startup não divulga números absolutos de faturamento, mas já recebeu mais R$ 18 milhões de reais dos fundos de investimento Kaszek Ventures, Monashees Capital, Ignia Partners e Global Founders Capital. No ano de 2017, a DogHero foi selecionada para participar do programa de aceleração de startups do Google.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *